Oscar 2022 - Indicações para melhor filme
A premiação mais conhecida do cinema mundial teve uma audiência péssima no ano passado e apesar dos esforços, as indicações parecem cada vez mais distantes das grandes plateias.
São dez filmes indicados nesse ano e como sempre, assisti poucos, mas graças ao streaming é certamente a maior quantidade até hoje.
- "Belfast" (nos cinemas em 10/03)
- "Ataque dos Cães" (Netflix)
- "King Richard: Criando Campeãs" (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)
- "Licorice Pizza" (nos cinemas em 17/02)
- "Duna" (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas)
- "CODA - No Ritmo do Coração" (Prime Video, Google Play, Apple iTunes, Looke)
- "Não Olhe Para Cima" (Netflix)
- "Amor, Sublime Amor" (nos cinemas, HBO Max em 02/03)
- "Drive My Car" (sem previsão de estreia)
- "O Beco do Pesadelo" (nos cinemas)
O streaming investiu muito, além de produzir alguns dos indicados, a maioria dos filmes está disponível em alguma plataforma online.
A Netflix tem duas produções indicadas:
- Ataque dos cães, ambientado em Montana no ano de 1925, mostra a estória de dois irmãos vaqueiros e o impacto do casamento de um deles, com um final trágico e inesperado. Tem a maior quantidade de indicações desse ano, concorrendo a 12 estatuetas.
- Não olhe para cima, é uma crítica feroz a politica, destruição do ambiente, negacionismo e as redes sociais. Em tom de sátira, reusa o roteiro de filmes de sucesso como Armagedon para mostrar o fim do mundo nos dias atuais.
A HBO tem dois títulos do seu catálogo concorrendo, mas o terceiro chega em breve:
- Duna chegou pouco tempo depois do lançamento nos cinemas, mas é um filme que precisa da de uma tela maior e do som envolvente para mostrar sua grandiosidade. A nova adaptação dividiu a estória em dois filmes pelo menos e ficou bem melhor que a adaptação anterior.
- King Richard, conta a estória das irmãs Willians, grandes campeãs do tênis de quadra feminino com foco na figura paterna e com muitas liberdades sobre a história real.
Tentarei assistir Amor, sublime amor, que será liberado no catálogo da HBO Max, mas é raro conseguir me interessar por musicais nesse estilo.
Estranhamente, a Apple concorre com CODA, mas esse está no catálogo da Prime Video e é preciso pagar separadamente para assisti-lo em outros canais, como o próprio Apple TV+, Google Play e Looke.
- CODA é o filme mais leve desses, mostra a vida de uma menina e sua família inteira de surdos, as dificuldades e batalhas diárias, o sonho de cantar e o primeiro amor.
- O beco do pesadelo, uma dupla de golpistas nos anos 1940, usa truques de vidência para enganar a alta sociedade. Estreia prevista para 16/03 na Star+.
Pesquisei um pouco sobre os demais filmes, mas são poucas informações disponíveis:
- Belfast, tem roteiro original de Keneth Branagh, que traz as memórias de sua infância na Capital da Irlanda do Norte.
- Licorice Pizza é um filme sobre uma paixão adolescente na Califórnia dos anos 70, com ares de homenagem a juventude do roteirista e estréia hoje, dia 17/02 nos cinemas. O cineasta Paul Thomas Anderson é um dos eternos injustiçados pela academia, mas sempre lembrado.
- Drive my car, é uma produção japonesa e o roteiro parece o mais simples. Ator é convidado para encenar uma peça de Tchecóv em outra cidade e tem uma motorista designada para transportá-lo.
Atualização em Agosto de 2022
Assisti apenas a Drive my car da lista que falta.
Continuo sem vontade de ver Westside Story.
Belfast e Licorice Pizza ainda não estão no catálogo de nenhum serviço, o segundo pode ser assistido pagando a parte, mas não me animei.
Comentários
Postar um comentário