The Last of Us - HBO

     O melhor jogo do ano, lançado ainda no PS3 deve ser confirmado como a melhor adaptação para um seriado.



    When you´re lost in the darkness

    Quando estiver perdido na escuridão

    O primeiro episódio traz vários personagens do jogo, que tem muitos vídeos e as partes de ação são espaçadas e logo no prólogo, temos um começo surpreendente e emocionante.
    Não tenho conhecimento suficiente do jogo para comparar, então vou me concentrar nos episódios.
    Mais uma estória sobre o final do mundo, agora provocada por um fungo que evoluiu e toma os corpos como um parasita.
    O fungo Cordyceps realmente existe e na ficção, sua evolução foi devido ao aquecimento global, permitindo que sobreviva a temperaturas mais altas, como as dos seres humanos.
    O contágio foi alterado e agora os infectados transmitem os fungos por mordidas, num lugar comum da ficção de terror, onde os vampiros e lobisomens infectavam suas vítimas com mordidas de presas não humanas.
    Vemos a família de Joel antes do apocalipse, vivendo uma vida tranquila com sua filha Sarah e irmão Tommy.
    O relógio que ela manda reparar para presenteá-lo é uma das cenas bem parecidas nas duas mídias.
    A tentativa de fuga acaba em tragédia, drástica e traumatizante.
    Temos um salto no tempo, o mundo dominado pelos fungos e pelos militares, que buscam controlar a situação entre os sobreviventes.
    O título do episódio faz parte do lema da guerrilha que tenta quebrar o domínio imposto pelos militares, os Vaga-Lumes:

    Quando estiver perdido na escuridão, procure pela luz.

    Os infectados evoluem em 5 estágios:
    Runners, logo no começo, saem correndo para atacar e morder outros seres e espalhar a contaminação
    Stalkers, ficam mais resistentes e perigosos
    Clickers, perdem a visão, mas ganham um sentido de ecolocalização, semelhante ao dos morcegos
    Bloaters, criam uma armadura e ficam muito difíceis de matar.
    Shamblers, expelem acido.

    Joel tem a relação com Tess evoluída para algo mais intimo que uma parceria de pequenos golpes para sobreviver.
    Na tentativa de recuperar uma negociação mal sucedida, encontram Marlene, a líder dos Vaga-lumes.
    Essa precisa de ajuda para transportar Ellie para outro grupo de vaga-lumes, já que ela é imune aos fungos e pode ser um valioso auxílio na criação de uma vacina.
    Vemos o tratamento dado aos visitantes, com uma máquina que consegue detectar a presença do fungo e decidindo por uma execução sumária.
    Joel só quer procurar pelo irmão, mas acaba aceitando a missão para obter os recursos necessários para a viagem.
    Por fim, temos a menção a dupla Bill e Frank, que tem um código usando a década das músicas para se comunicar e Never let me down again, de Depeche Mode, significa perigo!
    O episódio tem cenas muito semelhantes a ocorrências do jogo, para delírio dos fãs.

    Infected

    Infectados

    O episódio começa mostrando a origem da contaminação, focando em uma indústria de grãos em Jakarta na Indonésia, onde o trigo é o substrato principal e perfeito para a proliferação dos fungos.
    A doutora recrutada para auxiliar no estudo de uma vacina ou contenção percebe imediatamente a gravidade da situação e informa que não há como segurá-la, apenas tentar exterminar os seres nos locais contaminados através de bombardeios.
    Isso junta dois motivos de preocupação e os une como causa principal do fim do mundo: o aquecimento global e a farinha de trigo.
    O que explica alguns acontecimentos do primeiro episódio, onde nenhum dos sobreviventes da família de Joel comeu nada com farinha.
    As interpretações desse pequeno núcleo traz toda a dramaticidade e peso da destruição que se iniciava.
    A primeira tentativa de traficar Ellie é levando-a para um grupo de Vaga-lumes não muito distante da cidade.
    O trajeto traz mais cenas do jogo e a nova tragédia, agora tem um desenrolar diferente.
    Os infectados são conectados por uma rede criada pelos fungos e por acidente, acionam o alerta que traz todos os infectados para o local onde estão.
    Tess fica desesperada ao perceber que o grupo de vaga-lumes foi dizimado, Joel estranha e Ellie percebe que ela foi infectada por uma mordida, enquanto tentavam chegar ao local de encontro.
    Tess já condenada, prepara uma armadilha e manda Joel e Ellie fugirem.
    A tensão do isqueiro que não acende e o beijo inesperado do infectado terminam numa explosão que marca outra grave ferida na alma de Joel.

    Long long time

    Por muito, muito tempo

    Uma estória dentro da estória, o episódio desenvolve dois personagens que não aparecem no jogo dessa forma.
    Bill é um daqueles "malucos" que constrói um bunker e faz todos os preparativos para um evento catastrófico que chega com tudo nessa ficção.
    Escondido em seu bunker, acompanha todo o processo de evacuação conduzido pelos militares, por um circuito fechado de câmeras.
    Depois fecha totalmente a pequena vila em que mora, coloca cercas e enche de armadilhas toda a periferia para isolar-se totalmente do mundo.
    Após quatro anos, encontra Frank preso em uma de suas armadilhas e sua vida muda para algo que ele nunca esperou.
    O título faz referência a uma música de Linda Ronstadt e é tocada no piano, marcando o inicio do relacionamento.
    Vemos uma estória de amor, vivem por anos em paz e a maior preocupação é a pequena rusga causada pelo desejo de melhorar o visual do lugar em que vivem.
    O encontro entre eles e Joel e Tess, que não existe no jogo e a necessidade de alguma normalidade e relacionamento com outros seres humanos.
    O código das mensagens pelo rádio é estabelecido.
    Uma tentativa de invasão acaba com Bill baleado e parece que vão alterar todo o roteiro do jogo, mas na sequencia, que leva novamente a uma desorientação, pois mostra o debilitado e na cadeira de rodas, Frank.
    Diferente do jogo, ele não é contaminado pelo fungo, mas sofre de uma doença degenerativa e percebendo o rápido desenvolvimento de sua condição, decide por terminar a existência enquanto ainda tem alguma consciência.
    O final é dos mais românticos, lembrando o clássico de Shakespeare, Romeu e Julieta.
    Pouco tempo depois, Joel e Ellie chegam ao retiro e encontram uma carta explicando os eventos e dando acesso a tudo que eles deixaram.
    Joel sente novamente a perda de pessoas queridas, mas focando em Tess que foi quem mais conseguiu se conectar depois da perda da filha.
    Por isso, tenta não se afeiçoar a Ellie, para não sofrer novamente.
    A S10 vai levá-los pela estrada e no toca-fitas, a música título do episódio.
    A cena final remete diretamente a abertura do jogo, com a janela aberta e a cortina ao vento.

    Please hold to my hand

    Por favor, segure a minha mão

    A viagem para o Oeste mostra que Joel ainda resiste a se envolver emocionalmente com Ellie, apesar de falar sobre família, como seus companheiros, ela é considerada uma carga para ser entregue.
    Vemos várias cenas e falas tiradas do jogo.
    Percebemos que Ellie mais do que a imunidade a praga, tem uma vontade de viver e encontra alegria a cada momento que seja nesse mundo destruído que encontrou ao nascer.
    Tudo é novidade para ela, a viagem de carro, as revistas e livros, bivaque, comer massa enlatada de muitos anos, dormir em sacos e o cheiro do café.
    A estrada de Kansas City está bloqueada e obriga a entrar pela cidade, direto para uma armadilha dos caçadores.
    Ellie salva Joel com a pistola que pegou escondida na casa de Bill, mas ele se encarrega de dar fim ao agressor com uma faca, para não chamar mais atenção e economizar os recursos.
    O episódio não mostra nenhum dos infectados, mas algo pior, o que a raça humana sempre faz, toma o poder e passa a oprimir os mais fracos.
    Joel e Ellie vão se esconder num prédio alto, onde finalmente um trocadilho faz com que Joel descarregue um pouco o peso de seu sofrimento.
    Mas relaxou tanto, que nem ouviu a chegada de visitantes que os pegam totalmente desprevenidos.


    To endure and resist

    Resistir e sobreviver

    Parecia que a série tinha alcançado o pico no terceiro episódio, totalmente inexistente no jogo, mas depois de uma certa calmaria, os infectados vieram com tudo e apareceu o chefão!
    O elenco de apoio parece ter sido contratado para fazer apenas um episódio ou dois...
    Henry e Sam são irmãos e a traição que causou a perda do grande líder pacifista, não pode ser perdoada pela irmã dele, outro personagem inexistente no jogo.
    Kathleen interpretada por Melanie, marcada para sempre pela série Two and a Half Men, conseguiu liderar a população da cidade de Kansas para a revolta e derrubada da opressão dos militares da Fedra.
    A voz da atriz que é meio infantilizada, dá um clima mais tenso a suas falas.
    Somos apresentados ao seu passado, com um toque de loucura ou seria apenas maldade?
    Vemos muitas cenas familiares do jogo, as adaptações tornaram o drama mais tenso e emotivo.
    Sam e Ellie curtem as tolices da infância, com os quadrinhos direto do jogo.
    O plano de Henry parece dar mais certo do que o esperado, a fuga pelos túneis, a descoberta do abrigo com sinais de crianças que tiveram alguma chance de brincar e deixar um tempo para outras brincadeiras de Ellie e Sam.
    O clima de suspense se mantém e quando parece que tudo está superado, ao chegar nos subúrbios, são recebidos por tiros de um sniper escondido numa casa.
    A ação então só cresce, Joel consegue chegar e tomar a arma e o posto privilegiado, mas ao mesmo tempo, descobre horrorizado que Kathleen e sua tropa estão chegando com tudo.
    O confronto pessoal com Henry revela a obsessão em vingar a morte do irmão, colocando uma prioridade acima de outras situações que eram mais urgentes.
    Logo descobrem que os infectados isolados no subsolo pelos militares são liberados com tudo e aparece um Bloater meio alterado.
    As armas e a equipe rebelde não conseguem controlar a legião de infectados.
    Ellie vê Henry e Sam encurralados embaixo de um carro e corre para salvá-los, com auxílio do sniper Joel.
    Quando a fuga parecia mais próxima, Katlheen encontra novamente suas presas e é abatida por uma menina infectada que atacara Ellie dentro de um carro.
    O caos é substituído pelo silêncio e calmaria de um quarto de motel, onde conseguiram encontrar refúgio.
    Sam revela a Ellie que foi mordido e ela usa seu sangue como remédio na ferida.
    Infelizmente, ao amanhecer, descobre que não funcionou e Sam a ataca com tudo.
    Henry repete o enredo do jogo e mata o irmão, se suicidando logo em seguida, incapaz de aceitar tudo que fez para proteger Sam ser perdido assim.
    Ellie deixa um pedido de desculpas na cova de Sam e percebemos que sua infância acabou ali, a alegria parece ter sido substituída pela dor das perdas recentes.

    Kin

    Parentesco

    O sexto episódio nos leva a um salto no tempo, após a tragédia do final passado, passamos 3 meses e estamos no oeste americano, com a neve cobrindo a paisagem.
    O inverno traz lindas imagens, uma sensação de paz que traz a sensação de que a viagem seguiu sem maiores problemas.
    Um tanto estranha a atitude de Joel com o casal de idosos indigenas, magistralmente interpretados e é tão interessante o magnetismo da atriz, sentada e dando um show.
    O medo do rio da morte se estampa no rosto de Joel e vemos outro ataque de pânico ao sair da cabana.
    Mais um tempo na neve, mais paisagens maravilhosas e a travessia de uma ponte leva ao encontro com os patrulheiros temidos.
    Outra vez, percebemos o pavor de Joel em perder Ellie, que já se tornou algo mais que uma carga.
    Tudo dá certo e são levados para a cidade de Jackson, onde Joel encontra Tommy.
    Sentimentos confusos e emoções afloram por todos os lados, Joel sentindo-se traído por Tommy ter sumido e não dar notícias de que estava bem, Ellie com medo de ser abandonada agora que os irmãos se encontraram.
    O clima de normalidade reina no pequeno povoado, lembrando realmente um western tradicional.
    Joel cede a suas emoções e desabafa com Tommy, soltando todos os seus medos e inseguranças e pedindo ajuda para o irmão completar a perigosa missão.
    Ellie escuta uma parte da conversa escondida, assim que Joel volta para a casa destinada a eles, ela desabafa sobre seus maiores temores e o medo de ficar sozinha no final.
    Joel muda de ideia, encontramos ele pronto para prosseguir a missão e cuidar de Ellie até a parada programada na Universidade.
    A cavalgada traz mais cenas do jogo animando aos fãs.
    Outra chegada frustrada, novamente não encontram o que esperavam e pior, uma equipe de caçadores chega para ameaçá-los com o perigo novamente.
    A fuga é complicada, Joel é ferido por uma estaca de madeira e após despistarem os perseguidores, não suporta e cai do cavalo, desmaiado.
    Ellie tenta reanimá-lo e desabafa a situação de dependência sentindo-se incapaz de sobreviver sozinha.

    O que deixamos para trás

    Ellie consegue levar Joel para um abrigo e ele manda ela deixá-lo e procurar ajuda com o irmão dele, Tommy.
    Ela volta as suas lembranças e vemos como era sua vida, ainda no colégio militar.
    Vemos sua rotina, a implicação por seu tamanho e a amizade com Riley, que sumiu há semanas.
    Mas numa noite, Riley invade o quarto que dividiam para levá-la para uma aventura noturna.
    O shopping é algo que Ellie nunca viu e tudo é maravilhoso e novo para ela, a começar pelas escadas rolantes, a máquina de fotos instantâneas, o carrossel, o fliperama e até mesmo, uma loja de lingeries.
    Descobre que Riley se juntou aos vaga-lumes, porque descobriu que sua função na Fedra seria vigiar o pessoal limpando os esgotos.
    A discriminação resistiu ao fim do mundo.
    Pior, Riley será transferida para outra cidade e essa é sua última noite.
    Ellie se revolta, mas logo depois, percebe que é melhor tentar dissuadir Riley da mudança e ela aceita.
    Mais um pequeno momento de alegria na loja de fantasias e com um beijo, fica escancarado que não é só a amizade que Ellie busca.
    Mal tem tempo de apreciar o momento, pois um ataque de infectado traz a ação que o clima todo e o vislumbre do perigo deixaram no ar.
    Ellie consegue derrotar o infectado com uma facada na cabeça, mas ao procurar Riley, vê o desespero em seu olhar e percebe a mordida em seu braço, com Riley mostrando a mão também infectada.
    O mundo acabou para elas e resolvem esperar o fim.
    Não vemos, mas é certo que Ellie teve que matar sua amiga transformada.
    Voltamos e percebemos a determinação em não deixar o amigo abandonado, ela procura atabalhoadamente e encontra um kit de costura, correndo para dar os pontos no ferimento de Joel.
    Enfraquecido e sofrendo, Joel não consegue falar, mas segura a mão de Ellie, selando a união que tanto demorou a aceitar.

    When we are in need

    Joel está pior e com febre, a ferida, como esperado, está inflamando e Ellie faminta, sai para procurar uma caça.
    O sucesso veio com a companhia de dois homens do grupo que os atacou na universidade.
    Mas numa trama simplificada e bem inverossímil, acaba conseguindo antibióticos para tratar de Joel.
    O grupo tem a liderança de um pregador, David, que com braço forte e ações violentas, controla o destino daquelas pessoas.
    O personagem James é interpretado por Troy Baker, que é o ator da modelagem do Joel no videogame.
    Saem em busca de Ellie e Joel, já que o pregador quer trazer a menina para seu grupo e os demais, vingança pela morte de um do grupo.
    Ellie acaba presa na cozinha e descobre o canibalismo do grupo, além da tentativa do pregador de levá-la para o seu rebanho com a conversa de igualdade.
    A ação se intensifica e ela tem que se virar sozinha, enfrentando David e James.
    Descobrimos então, mais uma faceta maligna, além de canibal e manipulador, David molesta as crianças.
    Ellie explode em ira e consegue fugir, encontrando Joel que estava a sua procura e viu o suficiente para saber o que acontecia naquele agrupamento.
    A união dos dois está mais forte do que nunca, Ellie já viu muito mais do que queria nessa viagem, a violência e maldade dos seres iguais é além de tudo que ela pensava.
    O anúncio do último episódio já dá aquela sensação de quero mais.

    O fim

    O final começa no início, a mãe de Ellie, interpretada pela atriz que fez a personagem no videogame, foge de um infectado, mas fica acuada num quarto e logo a infectada chega para atacá-la.
    Consegue se defender com o canivete que vemos Ellie carregando depois.
    Mas é mordida e sabe que não tem muito tempo.
    Marlene a encontra, são conhecidas e amigas desde sempre, mas apesar da resistência, acaba consentindo em cuidar da menina e acabar com o sofrimento dela, antes que se transforme.
    Ellie está traumatizada pelos últimos eventos e Joel preocupado com o silêncio e falta de ânimo dela.
    Mas numa cena inusitada, encontra uma girafa e essa traz de volta toda a alegria que a pequena carrega em si.
    Os vagalumes capturam a dupla de forma hostil.
    Joel acorda no hospital, apenas para descobrir que a cura da humanidade depende do sacrifício de Ellie.
    Marlene diz que entende, é a única que compreende, mas não há outra solução.
    Joel é escoltado, mas logo vemos que não vai desistir da menina que conseguiu se tornar o motivo de sua vida agora.
    O resgate é tenso e violento, não há hesitação em momento algum de Joel e só para ao conseguir encontrar Ellie.
    Na saída, ainda encontra Marlene que tenta dissuadi-lo conversando, que Ellie se sacrificaria pelo bem maior e ele sabe disso.
    Mas Joel não vai desistir mais, não há nada no mundo para ele e demorou muito tempo para conseguir uma razão para continuar.
    Terminamos a temporada com uma promessa e uma mentira.

    Não joguei até o final, na verdade, cheguei apenas a parte onde encontram Bill.
    Mas o seriado é muito bom, principalmente pelas interpretações dos atores, o enredo violento e que buscou contar pequenas estórias em um episódio apenas ou dois no caso de Sam e Henry ou mais da vilã Kathleen.
    Personagens fortes e mais explorados do que poderiam ser no videogame, onde o maior mote é matar os infectados e seguir nas missões.
    O seriado teve personagens com curtas aparições, mas marcantes, Sarah, Tess, Bill, Sam e por fim, a mãe de Ellie.
    Vamos torcer pra segunda temporada conseguir manter o nível!

Comentários

Postagens mais visitadas