Ficção americana

     O filme estrelado por Jeffrey Wright, que ficou muito conhecido pelo seriado Westworld, mostra um personagem difícil e intelectualizado, tentando ignorar os preconceitos raciais escrevendo livros culturais baseados em análises profundas da história.


    Seu temperamento leva a uma ausência forçada no emprego e o seu ponto de vista, firme ou teimoso, não traz sucesso na sua profissão de escritor, com os textos não conseguindo ser publicados pois as editoras procuram uma escrita negra de um escritor negro.

    A sucessão de acontecimentos trágicos parece não ter fim, a irmã médica morre, a mãe é diagnosticada com Alzheimer que evolui rapidamente e o irmão gay está mais preocupado em curtir a vida após sair do armário.

    Parece que tudo vai melhorar ao conhecer uma vizinha da mãe, surgindo um interesse romântico, mas leva um balde de água gelada com a chegada do marido dela.

    Incapaz de lidar com o sucesso de uma escritora negra, que usa histórias em linguagem própria da cultura, acaba por revoltar-se em meio a muito álcool e resolve escrever um livro de gozação, com todos os estereótipos e clichês associados a cultura negra.

    Manda o livro para seu empresário e pede que esse envie como critica para as editoras lerem, usando um pseudônimo para preservar sua privacidade e esconder a pegadinha.

    Mas logo descobre que escreveu o que todos queriam e recebe uma generosa oferta pelos direitos de publicação do livro feito para ridicularizar as editoras.

    O empresário o convence a concretizar o negócio, com uma metáfora usando garrafas de whiskey.

    O romance parece engrenar para movimentar sua vida amorosa também, a cuidadora da mãe após a internação numa clinica particular, informa que vai casar e o irmão aparece para atormentar mais um pouco.

    E o seu livro ainda não publicado, já se tornou objeto de desejo de um diretor de cinema.

    Tenta mais uma vez impedir a publicação do livro, impondo um título ofensivo, mas perde novamente.

    O filme é uma crítica a cultura atual, onde pessoas brancas buscam identificar e apoiar causas negras, baseados em critérios próprios e egoístas.

    A atuação de Jeffrey valeu uma indicação ao Oscar, mas o filme se perde em um final que busca satirizar o cinema.

Comentários

Postagens mais visitadas